A Medway anunciou hoje o início do serviço regular de transporte ferroviário de mercadorias entre a China e Portugal, à importação e à exportação.
O novo serviço é promovido em parceria pela Medway e a China Railways e ligará a cidade de Yiwu (250 quilómetros a Sul de Xangai) com os terminais de Valongo, Entroncamento e Bobadela.
O tempo de trânsito anunciado é de 28 dias, com o comboio a percorrer cerca de 14 mil quilómetros, através de nove países, em dois continentes, circulando em quatro bitolas diferentes.
Foi em Fevereiro que a Medway transportou para Portugal o primeiro contentor proveniente da China. A carga (cerca de 12 toneladas de electrodomésticos) chegou a Madrid provenientes de Yiwu, tendo a Medway assegurado o transporte para Portugal.
No início de Março, em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Carlos Vasconcelos anunciou o arranque iminente de uma oferta regular com a China, prolongando o serviço a partir de Madrid e usando para o efeito os dois serviços regulares que a operadora mantém com Espanha.
“Há apetência [do mercado]. Assim se soube deste primeiro contentor [em Fevereiro], tivemos uma grande procura”, garantiu então o administrador da Medway.