De 2018 para 2019, o peso de Espanha na actividade da Medway mais do que duplicou, avançou Carlos Vasconcelos, presidente da empresa, ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Ser um player de referência ibérico é um dos objectivos da Medway desde a sua fundação. O equilíbrio entre as operações dos dois lados da fronteira ainda está muito longe, mas Espanha vai ganhando importância na actividade da operadora ferroviária nacional. No ano passado, a produção no país vizinho representou 7% do total da Medway, mais do dobro dos 3% alcançados em 2018, segundo Carlos Vasconcelos.
O peso de Portugal caiu na proporção, sendo que, como sublinha o líder da operadora, os números da actividade nacional incluem os tráfegos transfronteiriços.
No ano passado, a Medway realizou 2,28 milhões de toneladas-km, o que representou uma quebra de 7% face aos 2,44 mil milhões de 2018. Entre as explicações para a quebra, Carlos Vasconcelos refere “a redução drástica das importações de carvão, que era um dos nossos principais produtos”. Uma consequência da “política de descarbonização iniciada pelo País” em 2019, acrescenta.
Os contentores representam a principal fatia dos tráfegos, mas os produtos “siderúrgicos, cimento, minérios, areias, madeiras e químicos” completam o leque de cargas de peso, e não só o carvão esteve em perda.
E assim a Medway falhou, em 2019, o objectivo de atingir o break-even. Uma meta que, constata-se agora, ficará adiada por mais um ano. No arranque de 2020, o objectivo “era basicamente atingir o break-even, mas isso seguramente não irá acontecer, face à presente crise”, assume Carlos Vasconcelos. “Até ao momento, a actividade foi pouco afectada, tivemos somente uma quebra de 8%, contudo perspectivamos começar a ser mais afectados”, concede.
Por causa da crise, e não apenas pelos seus efeitos na empresa, o gestor tem insistido em reclamar apoios para o transporte ferroviário de mercadorias, que considera mais apto para responder aos constrangimentos que a Covid-19 está a impor, em termos de manutenção das cadeias de transporte e de preservação da saúde e segurança dos profissionais e das populações.