A Medway aposta em operar na plataforma logística de Badajoz ainda este ano e nos terminais de Mérida e Navalmoral até ao final de 2024.
A Medway venceu o concurso lançado pela Junta da Extremadura para operar, em parceria com a sociedade pública Extremadura Avente, os três terminais rodo-ferroviários de Badajoz, Mérida e Navalmoral. Em entrevista ao “El Periódico”, Miguel Fañanáz, responsável de Desenvolvimento de Negócio da Península Ibérica, adiantou qual será a estratégia a seguir e como será imlementada.
O terminal da plataforma logística de Badajoz já está pronto, pelo que será aí que a Medway concentrará as energias para criar negócio. Os restantes dois ainda estão obras, pelo que só deverão estar operacionais ao longo de 2024 ou no início de 2025. Acresce que em Badajoz já há, ou estão em instalação, empresas que originarão tráfegos, o que não se verifica nas duas outras localizações.
A estratégia da Medway passa, por isso, por realizar comboios com origem / destino nos terminais (sobretudo em Badajoz), mas também utilizá-los para fazer transbordo de cargas entre diferentes serviços. Miguel Fañanáz deu o exemplo: um comboio Huelva – Sevilha poderá usar os terminais da Extremadura para receber cargas de Sevilha ou carregar / descarregar cargas com origem / destino em Portugal.
Para que as operações arranquem em Badajoz é ainda preciso constituir a sociedade que vai assumir o contrato da concessão. As eleições em Espanha atrasaram o processo. A Medway já constituiu a Medway Terminals Extremadura, em sede em Mérida, que tomará uma posição de 49% na Extremadura Aventa Logística, ainda por criar, e que será detida a 51% pela Avante Extremadura ( o mesmo é dizer pela Junta da Extremadura).
A “bola” está do lado das autoridades regionais, sublinhou Miguel Fañanáz. Só com a empresa constituída será possível recrutar e formar o pessoal (um gerente e seis quadros para os três terminais), o que atirará para o final do ano a realização dos primeiros comboios, numa perspectiva optimista.
Optimistas são também as projecções de tráfegos. O mínimo da concessão é seis comboios/semana por terminal, mas Miguel Fañanáz acredita que serão mais que os 18, ainda que não necessariamente divididos igualmente entre as três instalações.
A Medway foi a única candidata à concessão, o que terá surpreendido até os seus responsáveis, Facto é que, como sublinhou ao “El Periódico” o responsável de Desenvolvimento de Negócio da Península Ibérica, a circunstância de a Medway ser operadora facilita a atracção de comboios para os terminais, ao mesmo tempo que os terminais suprem a falta de terminais próprios que a companhia tinha em Espanha.