A Medway já recebeu o Certificado de Segurança Único da ERA e prepara-se agora para iniciar as operações em França ainda no decorrer deste ano.
A Medway deu mais um passo na sua estratégia de internacionalização além-Pirenéus. A operadora portuguesa acaba de receber o Certificado de Segurança Único, emitido pela Agência da União Europeia para os Caminhos de Ferro (ERA), que lhe permite operar no mercado francês.
“Este é um momento de grande significado para a Medway. A obtenção do Certificado de Segurança Único não só valida o trabalho técnico e operacional das nossas equipas, como também abre caminho para o crescimento sustentável da nossa actividade no espaço ferroviário europeu”, destacou o director-geral da companhia, Bruno Silva, citado em comunicado.
Cumprida mais esta etapa, a Medway está já a trabalhar para iniciar as operações no mercado francês até ao final deste ano, numa extensão lógica da actividade que já realiza na Península Ibérica.
O interesse no mercado francês não é de agora, e o trabalho para ali entrar iniciou-se há vários anos.
Já no início de 2023, Bruno Silva dava conta de uma encomenda de locomotivas preparadas para operar indistintamente nos dois lados dos Pirenéus, num investimento co-financiado por Madrid com verbas do PRR do estado espanhol.
Em Espanha, a Medway terminou o primeiro semestre como terceira maior operadora, só superada pela Renfe Mercadorias (com quem continua a negociar uma fusão) e pela Captrain España.