Sábado, Março 6, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    O labirinto dos serviços de navegação aérea e quem o paga

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    O que está a acontecer e o que vai acontecer

    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

  • Entrevistas
    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    O labirinto dos serviços de navegação aérea e quem o paga

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    O que está a acontecer e o que vai acontecer

    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

  • Entrevistas
    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Medway quer Lousado, Entroncamento e locomotivas

por T&N
09/02/2021
em Ferroviário
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O terminal de Lousado, as oficinas do Entroncamento e a compra de locomotivas eléctricas são as principais apostas da Medway para 2021, segundo Carlos Vasconcelos.

A pandemia e outras incertezas obrigaram a Medway a um compasso de espera nos planos de crescimento que tinha para o ano findo. Mas o presidente da operadora, em entrevista ao “Negócios”, mostrou-se confiante que 2021 será diferentes e que até o comboio Vasco da Gama poderá partir para a Alemanha.

O terminal de Lousado, em Famalicão, apresentado há anos como o maior da Península Ibérica, ainda não saiu do papel, aguardando uma decisão da Agência Portuguesa do Ambiente. Carlos Vasconcelos acredita, porém, que as obras poderão começar em breve e, se tudo correr pelo melhor, ficar terminadas ainda este ano. O investimento ascende a 55 milhões de euros.

Em obras deverá entrar, também este ano, o ex-terminal da MSC no Entroncamento (que entretanto se mudou de armas e bagagens para o agora ex-TVT), para ali serem instaladas as novas oficinas de manutenção e reparação de material circulante da Medway, num investimento de 22 milhões de euros, adiantou o gestor.

Ainda este ano ficará decida a compra de novas locomotivas eléctricas, que todavia só chegarão em 2023. Carlos Vasconcelos escusou-se a adiantar números da encomenda e do investimento, adiantando apenas que o material se destina a substituir tracção diesel e visa sobretudo o mercado espanhol. O investimento, recorde-se, estará há muito autorizado pela casa-mãe, mas subsistia o problema do Convel português.

Em aberto, finalmente, está a concretização do projecto Vasco da Gama, um comboio que deverá ligar Portugal à Alemanha, um pouco, ou muito, ao jeito do “comboio da Autoeuropa” operado ainda pela CP Carga.

Descarbonização prejudicou contas

No ano passado, a Medway sofreu uma quebra de 10% na procura. O que até não é um mau resultado, considerando o impacte da pandemia na actividade económica e a perda de 20% do negócio com o fim dos carregamentos de carvão (um “mal” que atingiu também o porto de Sines, com o encerramento das centrais a carvão da EDP).

Valeram os ganhos na movimentação, madeiras e minérios e o acelerar das obras de modernização da rede ferroviária nacional (com a necessidade de transporte de materiais daí decorrente).

Tudo pesado, não foi em 2020 que a Medway atingiu o break-even, mas Carlos Vasoncelos acredita que será em 2021.

A Medway, recorde-se, é o resultado da privatização da CP Carga, em2015. Desde então, a empresa cresceu de 558 para 754 trabalhadores; as vendas aumentaram 6% (para a casa dos 70 milhões de euros); os comboios realizados subiram 21,8% (30 920 no ano findo) e a dívida baixou de 121,5 para 49,7 milhões. Em baixa estiveram também os volumes transportados, de dez para sete milhões de toneladas.

 

Tags: Carlos VasconcelosMedway

Notícias Relacionadas

Medway transportou primeiro contentor da China
Ferroviário

Medway embarca no comboio para a China

1 de Março, 2021
Medway Terminals integra TVT
Press Releases

Medway com gestão corporativa certificada

1 de Março, 2021
MSC e Medway ligam Sevilha a Sines
Destaque

Medway com break-even ou até lucros em 2020

26 de Fevereiro, 2021
A seguir
DP World integra Unifeeder e Feedertech

DP World: quarto trimestre "salvou" o ano

Comentários 1

  1. luis pereira says:
    4 semanas atrás

    Extraordinário o trabalho do SENHOR FERROVIA, pegou na CP carga na bancarrota e sem futuro para em poucos anos entrar nos lucros, se ele pegasse na CP “inteira”, isto é, na REFER também enchia os comboios, velhos e novos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

           

+ Recentes

Soc. Com. C. Santos apoia luta contra o cancro

Soc. Com. C. Santos apoia luta contra o cancro

5 de Março, 2021
Lufthansa corta mais aviões e pessoal

Companhias da UE e EUA perderam 46,8 mil milhões

5 de Março, 2021
STCP e Metro do Porto com quatro candidatos

Ponte para o Metro do Porto vai avançar

5 de Março, 2021
TAP desiste dos A350 e encomenda 53 Airbus A330 e A320

Ex-CEO da Star Alliance poderá liderar a TAP

4 de Março, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • Entrevistas
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade