A Medway vai receber 1,4 milhões de euros em Espanha, ao abrigo do programa de incentivo ao transporte ferroviário de mercadorias promovido pelo governo de Madrid, no âmbito do PRR.
O apoio agora anunciado resulta da candidatura da Medway à primeira chamada do programa de eco-incentivos ao transporte ferroviário de mercadorias, relativa ao período de 30 de Abril e 21 de Dezembro de 2022.
A atribuição dos apoios considera as toneladas-km realizadas no período em análise, conjugada com factores com a taxa de crescimento da actividade, a utilização da oferta de capacidade, ou o tipo de tracção utilizada. No limite, o eco-incentivo pode atingir os 0,78 euros por tonelada-km líquida transportada.
“Estamos muito gratos por receber o Eco-Incentivo 2022 como um reconhecimento do nosso compromisso com o transporte ferroviário sustentável. Na Medway estamos totalmente alinhados com a estratégia MERCANCÍAS 30 e focados em aumentar a quota do sector ferroviário no transporte de mercadorias. Acreditamos que este Eco-Incentivo vai ajudar-nos a continuar a impulsionar iniciativas ambientais e a contribuir para o objectivo de tornar a logística um sector mais sustentável”, comentou Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da Medway, citado no comunicado emitido a propósito pela operadora.
A Medway foi uma das oito companhias contempladas nesta primeira chamada, e que dividirão entre si 26,1 milhões de euros (o orçamento inicial era de 25 milhões) de incentivos. Cerca de metade daquele valor (13,7 milhões de euros) irá para a Renfe Mercancias, enquanto a Captrain España receberá 7,4 milhões e a Transfesa Logistics 1,3 milhões, por exemplo.
Entretanto, em Junho passado foi já lançada uma segunda convocatória, que abarcará todo o ano de 2023, também com um orçamento indicativo de 25 milhões de euros. E para 2024 está prevista nova chamada.