Confirma-se. A Medway vai receber 3,7 milhões de euros dos eco-incentivos espanhóis ao transporte ferroviário de mercadorias, por conta dos movimentos realizados em 2023.
Os resultados preliminares da chamada relativa a 2023 já eram conhecidos desde Outubro, mas foram agora confirmados pelo Ministério dos Transportes e da Mobilidade Sustentável espanhol. Sete operadores dividem entre si 21,85 milhões de euros de eco-incentivos financiados pelo PRR do país vizinho-.
A exemplo do que aconteceu com a chamada de 2022, a Captrain volta a receber a maior fatia – 11,1 milhões de euros – do dinheiro disponível, à frente da Continental Rail (5,4 milhões de euros) e da Medway. De fora fica a Renfe Mercancías, por ter reduzido os volumes transportados.
Precisamente, o crescimento dos volumes movimentados face à média dos dois anos anteriores é um dos critérios para a atribuição dos eco-incentivos, a par da taxa de utilização da capacidade de transporte e do tipo de tracção dos comboios.
De acordo com o comunicado emitido pela tutela espanhola, no ano passado, as empresas apoiadas “movimentaram um total de 4,353 milhões de toneladas líquidas por quilómetro, percorrendo um total de 9,7 milhões de quilómetros. De toda a carga transportada, 86% é agora subsidiada com ajuda de incentivos ecológicos: um total de 3 762 milhões de toneladas líquidas por quilómetro transportado ao longo de 6 milhões de quilómetros da rede ferroviária de interesse geral. Relativamente ao total de mercadorias movimentadas por comboio em Espanha, estes números constituem 38% do total: 9 884 milhões de toneladas líquidas por quilómetro transportado em 2023 ao longo de 24,9 milhões de quilómetros”.
Já este mês, o Executivo espanhol lançou a terceira e última chamada do programa, relativa ao ano de 2024, com um orçamento de 23,5 milhões de euros. m
No total, o programa de incentivos à transferência modal das cargas para a ferrovia disponibiliza 75 milhões de euros.