O terminal da Medway em Lousado deverá começar a ser construído no início do segundo semestre e iniciar as operações no arranque de 2023.
Mais tarde que o inicialmente previsto, por causa da pandemia e da complexidade do processo, o terminal ferroviário de mercadorias da Medway em Lousado, Famalicão, que será o maior da Península Ibérica, está prestes a sair do papel para o terreno.
O contrato para a urbanização da futura Unidade de Execução da Área de Acolhimento Empresarial de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, onde se integrará o terminal, foi já assinado, prevendo-se agora que as obras do complexo arranquem no início do segundo semestre.
O novo terminal, cujo investimento previsto praticamente duplicou para 63 milhões de euros, terá uma área de 220 mil metros quadrados e disporá de quatro linhas férreas de 750 metros. A sua capacidade será de 11 mil TEU
O terminal ocupará uma área de 22 hectares e disporá de quatro linhas de 750 metros, um parque com capacidade para 11 mil TEU (incluindo refrigerados), zona de mercadorias perigosas, espaços de armazenagem e de serviços logísticos, parque seguro para camiões e oficinas.
Quando totalmente operacional, o terminal poderá movimentar 500 mil TEU/ano, resultado da realização de 12-14 comboios/dia, assim a capacidade da Linha do Minho, no troço de aproximação ao Porto, o permita.
Este investimento no Norte de Portugal é mais 1 exemplo da incompetência de Lisboa, António Costa e Fernando Medina foram os piores presidentes de sempre da capital nunca conseguiram atrair investimento para melhorar acessibilidades, fossem elas aéreas (aguardamos há 50 anos pelo novo aeroporto e há 10 anos pelo novo HUB de carga da DHL !!), fossem ferroviárias (a ponte Salazar está esgotada e é velhinha, não tiveram visão de longo prazo como Salazar para colocar o comboio na ponte Vasco da Gama !). Não conseguem atrair a AMAZON que ficou em Badajoz (ESPANHA)que com 200.000 habitantes desviou o investimento à AM de Lisboa com 2, 5 milhões !?