Terça-feira, Setembro 26, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Medway: terminal de Lousado está parado

por T&N
28/01/2020
em Ferroviário, Infra-estruturas
3
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Anunciado em Janeiro do ano passado, o terminal rodo-ferroviário da Medway em Lousado, Famalicão era para estar operacional em Março / Abril próximo, mas as obras ainda não arrancaram.

Medway anunciou o maior terminal da Península Ibérica em Lousado

Em Janeiro do ano passado, a Medway assinou com a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Famalicão um protocolo para desenvolver em Lousado “o maior terminal rodo-ferroviário da Península Ibérica”. Na altura, o líder da operadora ferroviária manifestou a intenção de ter a infra-estrutura operacional em Março / Abril deste ano. Mas não.

“Está a aguardar a conclusão do Estudo de Impacto Ambiental”, referiu Carlos Vasconcelos ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. “O [novo] cronograma dependerá do prazo que a Agência Portuguesa do Ambiente levar a deliberar sobre o referido estudo. Gostaríamos de conseguir ter o terminal a funcionar ainda este ano”, acrescentou.

Em causa está um investimento de 35 milhões de euros, que criará uma plataforma de 200 mil metros quadrados com seis linhas para comboios de 750 metros, zona de parqueamento para dez mil TEU, áreas de armazenagem e movimentação de (quase) todos os tipos de carga, serviços administrativos e alfandegários.

Quando estiver operacional, será, di-lo o promotor, o maior terminal do género da Península Ibérica, com capacidade para movimentar 500 mil TEU/ano e realizar 12-14 comboios de 750 metros/dia. Assim a infra-estrutura ferroviária seja modernizada… e as obras realizadas.

Novas locomotivas em espera

Atrasado está também o processo de reforço da frota de locomotivas da Medway. O anúncio do novo plano de investimentos esteve “prometido” para o regresso das férias do Verão do ano passado.

“Lamentavelmente, o plano de aquisição de locomotivas está aprovado, mas aguarda a decisão sobre a solução que venha a substituir o CONVEL [sistema de controlo automático de velocidade], uma vez que o fornecedor deste já informou que não será fornecido para novos equipamentos”, justificou o presidente da operadora ferroviária.

“Enquanto não houver uma decisão final sobre esta questão, teremos de aguardar”, rematou.

 

Notícias Relacionadas

Medway deverá gerir três terminais na Extremadura
Ferroviário

Medway prevê operar em Badajoz ainda este ano

31/07/2023
Medway arranca com terminal de Lousado
Ferroviário

Medway já tem os terrenos para o terminal de Lousado

25/07/2023
Medway retoma comboio Setúbal – Entroncamento – Leixões
Ferroviário

Medway ganha AE ferroviária Valência – Madrid

10/07/2023
A seguir
TP: 15 operadores criticam o Governo

Autocarros a GNL: matrículas subiram 136%

Comentários 3

  1. luís pereira says:
    4 anos atrás

    O senhor “ferrovia” Carlos Vasconcelos sempre cumpriu as promessas não é como os ministros dos transportes, se esta obra arrancar atrasada ele recupera o tempo perdido e a seu tempo explicará o atraso ao contrário dos políticos do PS que se desculpam com os anteriores.

  2. luís pereira says:
    4 anos atrás

    Certamente aguarda 1 licença para iniciar travado pela administração central / local como acontece com a DHL em Lisboa mas esperamos que não demore tantos anos !!

  3. luis pereira says:
    1 ano atrás

    A obra do terminal ferroviario de Lousado em Famalicão só iniciará em 2024 por culpa exclusiva de Antonio Costa e Pedro Nuno Santos wue atrasaram em 2 anos as obras nas linhas da Beira Baixa, Beira Alta e do Norte, envergonham os portugueses com tanta incompetencia !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist