A Medway realiza no próximo sábado um comboio entre a Autoeuropa e o porto de Santander para testar a viabilidade da solução ferroviária. A iniciativa partiu da fábrica da VW.

Em declarações à “Lusa”, Carlos Vasconcelos, presidente da Medway – que garante a tracção – explicou que a composição integrará 15 vagões porta-automóveis de dois pisos (propriedade da Transfesa), cada um transportando dez carros Volkswagen, num total de 150 veículos.

“Estamos a fazer um primeiro comboio, a pedido da própria Autoeuropa e da Volkswagen, para transportar 150 automóveis até ao porto de Santander. Trata-se de um teste, confesso que neste momento não temos nenhuma indicação da Autoeuropa se é para continuar. O que nos dizem é que querem fazer um teste e que gostariam de experimentar isto para dar alguma regularidade a este serviço, mas não temos nenhuma confirmação concreta”, afirmou Carlos Vasconcelos.

Contactada pela “Lusa”, fonte oficial da Autoeuropa confirmou apenas estar em curso “um teste para confirmar a viabilidade” do recurso à ferrovia para transporte, até ao porto de Setúbal, dos veículos produzidos na fábrica de Palmela.

Segundo a empresa, em tempos, os automóveis fabricados na Autoeuropa eram transportados por via ferroviária para o porto de Setúbal, mas actualmente esse transporte é feito por via rodoviária, sendo o objectivo deste “teste” avaliar a “viabilidade” de um regresso à utilização da ferrovia.

Recordando que actualmente “todos os carros da Autoeuropa saem pelo porto de Setúbal”, a Medway admite que a Volkswagen queira “estudar uma alternativa” para situações de mau tempo ou de crise, como a recente greve dos estivadores do porto do Sado, que durou várias semanas e causou sérios constrangimentos à empresa.

“Normalmente todos os operadores económicos gostam de ter sempre alternativas, embora para mim faça mais sentido os carros saírem pelo porto de Setúbal, que está ali ao lado, a menos de 40 quilómetros”, sustentou Carlos Vasconcelos.

Ainda assim, admitiu, “mandar alguns carros por Santander, para alguns mercados específicos, pode fazer sentido”.

“Presumo que este comboio é um teste para ver como é que o serviço funciona e quanto tempo é que leva. Depois o que farão, não faço a mínima ideia. Mas parece-me uma operação viável, na qual temos gosto em participar, e gostaríamos que viessem mais”, acrescentou.

Recorde-se que a Medway mantém a aposta de retomar o “comboio da Autoeuropa”, de ligação à Alemanha, que operou entre 2012 e 2013, por iniciativa da DB Schenker, mas que fracassou pelas dificuldades no atravessamento de França.

 

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  1. É fantástico quando os empresários transformam as empresas publicas falidas em casos de excelência e deste SENHOR gestor/gerente/diretor/ administrador executivo, CARLOS VASCONCELOS, só sai trabalho para ajudar as exportações e a economia portuguesa e para acabar com o bloqueio das greves do sindicato do SEAL COMUNISTA, que bloqueiam há muitos anos os portos de Lisboa e Setúbal, muitos Parabéns bem haja