A Medway vai assegurar o transporte de gás natural liquefeito (GNL) da Galp, entre Sines e as unidades de armazenamento, maioritariamente a Norte.
O contrato, que será assinado na próxima semana, prevê o transporte anual de 800 contentores. Para o realizar s Medway adquiriu 14 contentores-cisterna.
A operação de transporte combinará os modos ferroviário e rodoviário, com o encaminhamento dos contentores a fazer-se pelos terminais do Entroncamento, Valongo, Bobadela e Leixões. O primeiro transporte realizar-se-á ainda este mês.
“Estamos muito satisfeitos pela concretização desta parceria com uma empresa de enorme peso na economia do nosso país. Este acordo comprova a confiança da Galp nos nossos serviços integrados de transporte de mercadorias e é uma motivação para o País continuar a apostar no futuro da ferrovia, pois é a escolha mais sustentável quando falamos em meios de transporte”, destaca Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, citado no comunicado emitido a propósito.
A opção ferroviária para o transporte das cisternas de GNL permitirá uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2, ou uma poupança anual de cerca de 520 toneladas de CO2 face ao modo rodoviário.
Aproveito para dar os parabéns à Medway por ter conseguido este desiderato.