Pela primeira vez, um contentor proveniente da China foi transportado por comboio até Portugal. A Medway assegurou o trajecto nacional.
Seis anos volvidos sobre a realização do primeiro comboio entre Yiwu (250 km a Sul de Xangai) e Madrid, chegou o primeiro contentor destinado a Portugal, anunciou a Medway.
O contentor, carregado com 11,7 toneladas de electrodomésticos fabricados no país asiático, chegou a Portugal na semana passada, a bordo do comboio “Magalhães”, lançado pela Medway no ano passado e que liga Madrid a Portugal (Lisboa, Setúbal, Sines, Entroncamento e Leixões). mas só agora foi anunciado.
“Estamos muito orgulhosos por ter realizado este feito inédito com os nossos parceiros e clientes internacionais. No ano em que se assinala o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a concretização deste serviço é uma clara demonstração da competitividade do transporte ferroviário e também um contributo para o cumprimento de metas de redução de CO2. Além disso, este transporte confere ainda mais importância ao alargamento do nosso leque de operações a nível ibérico”, comentou Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, citado em comunicado.
No trajecto entre Yiwu e a Bobadela, de perto de 14 mil quilómetros, o comboio percorreu nove países, na Ásia e na Europa, com quatro bitolas diferentes.
O comboio internacional de contentores entre Yiwu e Madrid foi lançado em Dezembro de 2014. A primeira viagem demorou 21 dias. O serviço tornou-se regular em Maio do ano seguinte.