Os mega-camiões de 25,25 metros de comprimento e 60 toneladas de peso, cuja circulação em Espanha deverá ser aprovada em Dezembro, poderão viajar à mesma velocidade que os demais camiões (80 km/h nas estradas nacionais e 90 km/h nas vias rápidas e auto-estradas).

Eurocombi

No entanto, aqueles conjuntos apenas terão autorização para circularem em percursos com um mínimo de 150 quilómetros.

Segundo informações adiantadas pela Federação Espanhola de Transportadores (Fenadismer), a circulação dos mega-camiões será feita, preferencialmente, em auto-estradas e vias rápidas, podendo apenas ser usadas estradas nacionais em distâncias inferiores a 50 quilómetros.

Estes veículos apenas poderão circular após terem uma autorização especial emitida pela Direcção-Geral de Viação (Dirección General de Tráfico) ou pelas congéneres da Catalunha e do País Basco.

Em termos de sinalização específica, a placa traseira com a referência “veículo longo” deverá incluir, também, a expressão “XL” e, além disso, o veículo terá de ter sinais luminosos rotativos a toda a volta.

A Fenadismer revela satisfação pela iminente aprovação de legislação que aprova a circulação de mega-camiões no país vizinho.

O governo espanhol justifica a autorização de circulação dos mega-camiões com o aumento da competitividade do transporte rodoviário, uma vez que os novos conjuntos permitirão poupanças entre os 15% e 0s 50% face aos pesados normais.

 

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