Os mega-navios não tiveram um grande impacto no desempenho dos terminais portuários em 2017, indica um estudo realizado pela CargoSmart. A conclusão contraria a ideia de que os “gigantes” dos mares provocam atrasos nas operações portuárias.
A CargoSmart comparou o desempenho de navios ULCV e embarcações de menores dimensões nos portos de Los Angeles, Roterdão e Xangai. A conclusão é que os navios de grande porte não registaram atrasos médios nas chegadas e partidas muito superiores aos dos navios mais pequenos, no ano passado.
Em 2017, as companhias de transporte marítimo mundiais integraram centenas de navios com capacidade de 10 mil TEU ou mais. De acordo com a análise, Xangai foi o porto mais movimentado em termos de escalas e de mega-navios. Já Roterdão liderou em termos de escalas de navios com capacidade inferior a 10 mil TEU.
Os atrasos na chegada de navios foram mais curtos para os mega-navios em Los Angeles e Roterdão, ao contrário do verificado em Xangai, de acordo com a CargoSmart. Ao invés, os mega-navios foram os que mais se atrasaram, em média, nas partidas. Mas apenas cerca de uma hora face aos navios mais pequenos.
Os maiores atrasos nas partidas verificaram-se em Xangai e variaram entre as 25,4 e as 26,9 horas, em média.