A Menzies Aviation concluiu a compra de 50,1% do capital da Groundforce Portugal, que doravante assume a identidade da maior empresa de serviços de aviação do mundo. A TAP retém, para já, 49,9%.
Foi em Abril de 2023 que a Menzies Aviation fechou o acordo com a TAP e a Groundforce para assumir o controlo da operadora de handling, em situação de insolvência. Hoje, mais de 12 meses depois, a Menzies anunciou a aquisição da maioria do capital.
Com esta compra, a Menzies Aviation entra no mercado português pela porta grande, com uma quota de mercado de 65%, presença nos principais aeroportos do continente e Madeira e mais de quatro mil trabalhadores.
“O anúncio de hoje é o culminar de um processo de um ano para transferir a propriedade e avançar com a revitalização do sector da aviação português. (…) Este marco abre um novo capítulo para a Menzies em Portugal e na região do Sul da Europa”, sublinhou, citado em comunicado, Hassan El-Houry, presidente executivo da Menzies Aviation.
A partir de agora, a Groundforce assumirá a identidade de Menzies Aviation. Rui Gomes é o CEO, tal como anunciado já em Março passado. Michael Stratman assumirá as funções de COO.
A Menzies já se comprometeu a investir o necessário na modernização dos equipamentos e na formação do pessoal da Groundforce. O plano agora homologado prevê pelo menos dez milhões de euros.
A TAP mantém a posição de 49,9% no capital da operadora de handling, mas está obrigada a vendê-la (no âmbito do processo de reestruturação aprovada pela Comissão Europeia), e assim o fará em data a fixar, com a Menzies a ser a compradora, por um valor que será definido na altura por um avaliador independente.
Com sede em Londres, a Menzies Aviation opera em mais de 290 aeroportos, em mais de 65 países, em seis continentes. Emprega mais de 45 mil pessoas e dá assistência a mais de quatro milhões de voos por ano e movimenta mais de dois milhões de toneladas de carga.