O mercado nacional de camiões recuou 22,4% em termos homólogos no primeiro semestre, segundo a ACAP. A MAN foi a única marca a crescer e lidera destacada.
Nos primeiros seis meses de 2025, matricularam-se em Portugal 2 613 camiões, longe dos 3 368 de há um ano. A MAN contou 552 matrículas, num ganho homólogo de 63,3%, o que lhe garante a liderança, com uma quota de mercado de 21% (o dobro de há um ano).
Nos restantes lugares do pódio estão a Volvo e a Renault, com 428 e 366 matrículas, respectivamente, e perdas acumuladas de -29% e -15,1%.
Com todas as marcas em terreno negativo, a Mercedes-Benz é a que mais perde (-68,1%), tendo passado de 668 para 213 matrículas. Seguem-se neste ranking de perdas a Isuzu (-52,2%), de 67 para 32 registos, a Fuso (-29,8%), de 94 para 66, a Volvo e a DAF (-18,5%), de 248 para 202.
Só em Junho, a quebra do mercado nacional de camiões atingiu os 52,7%, com as 388 matrículas registadas a contrastarem com as 820 de há um ano.
Em Junho, a Volvo foi a marca mais vendida (61 registos), com um ganho homólogo de 10,9%, à frente da Iveco (57), Renault (53), Mercedes e MAN (ambas 53), todas em perda.
Destacaram-se pela positiva, além da Volvo, a Scania, com um crescimento de 91,7% e 46 matrículas, e a Ford (+62,5%) e 26 registos.