No ano passado matricularam-se em Portugal 6 923 camiões novos, num crescimento homólogo de 46,3%. A Volvo repetiu a vitória de 2022.
Em Dezembro, de acordo com a ACAP, foram matriculados 707 camiões, mais 42, ou 6,3% que no último mês de 2022.
A Volvo, que à entrada para o último mês já era a virtual campeã de vendas, reforçou ainda a liderança do mercado nacional com mais 215 mat4rículas (+55,8% em termos homólogos), sendo a marca mais vendida.
A Mercedes-Benz consolidou o segundo posto, com um crescimento de 109% e 157 matrícula em Dezembro, enquanto a Scania fez o mesmo no terceiro lugar do pódio, com 89 registos (+271%).
Todas as demais marcas fecharam o ano no vermelho, com destaque para a perda de 90% da DAF, seguida da Renault Trucks (-62%), da Ford (-53%) e da Fuso (-46%).
No balanço de 2023, a Volvo venceu destacada, com 1 677 matrículas, um crescimento de 56,9% e uma quota de mercado de 24,2% (22,6% há um ano).
A Mercedes acabou segunda, com 1 149 matrículas, a crescer 32,7% mas a ceder quota de mercado (de 18,3% para 16,6%). A Scania foi terceira, cresceu 102,2% para 938 matriculas e ganhou quota (de 9,8% para 13,6%).
A Iveco ultrapassou “in extremis” a MAN e ganhou o quarto lugar, com 625 vendas matriculadas (+43,7%) e uma fatia de 9% do mercado. A MAN acabou com 622 registos (num ganho homólogo de 127%!) e 9% do mercado.
Nos lugares imediatos situaram-se a Renault Trucks (565 matrículas, +20%), a DAF (468, +53,9%) e a Ford (467, -2,3%).