As matrículas de camiões na União Europeia crescerem 16,3% no ano passado, para 346 986 veículos, segundo a ACEA. Os camiões diesel representaram 96% das vendas, mas os eléctricos mais do que duplicaram.
O crescimento das vendas foi propulsionado pela performance dos dois principais mercados comunitários. A Alemanha registou uma subida de 24,4% nas matrículas, para um total de 94 820 veículos, e França avançou 11,3% até aos 49 613.
O pódio dos maiores mercados foi completado pela Polónia, que todavia apenas cresceu 1,7%, com um total de 35 472 pesados de mercadorias novos registados.
Portugal teve o segundo maior crescimento de vendas de camiões em 2023, no conjunto dos estados-membros da UE. Por cá foram matriculados 6 922 camiões, mais 47,1% que em 2022. Melhor só Chipre o conseguiu (+69%), mas ali o mercado limitou-se a 159 unidades registadas…
Os camiões a diesel continuaram a dominar, tendo representado 95,7% das novas unidades registadas em 2023. Mas a ACEA destaca também a performance dos camiões eléctricos, que mais do que duplicaram (+127,4%) para 5 361 veículos. Sendo que a Alemanha (2 169) e os Países Baixos (1 148) concentraram o grosso das vendas.
Ainda assim, contas feitas, os camiões passaram a representar 1,5% do mercado, praticamente o dobro dos 0,8% de 2022.
Autocarros cresceram 19,4%
O mercado europeu (UE) de autocarros novos atingiu os 32 593 registos no ano findo, num crescimento homólogo de 19,4%.
França liderou as vendas, com 6 125 matrículas (+4,1%), seguida pela Alemanha (5 493, +12,5%) e por Itália (5 119, +56,2%).
Aqui, Portugal destoou, com uma quebra homóloga de 33,7%, com 984 matrículas.
De acordo com a ACEA, as vendas de autocarros eléctricos na UE cresceram 39,1% e atingiram as 5 166 unidades, o equivalente a uma quota de mercado de 15,9%. Espanha liderou o ímpeto, com um crescimento de 269,7% (525 matróiculas), seguida de perto pela Itália (+253,4%, 410). Mas Alemanha e França mantiveram-se como maiores mercados, com 835 e 743 matrículas, respectivamente.