A liberalização do mercado nacional de transporte ferroviário de passageiros vai estar em debate, quinta-feira, no Porto, no Seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

O que esperam os potenciais novos players da liberalização do transporte ferroviário de passageiros? E o que pode o mercado esperar dessa liberalização e da entrada em cena de concorrentes da CP? Com Janeiro de 2020 a aproximar-se rapidamente, e com ele a queda da última barreira legal à concorrência no mercado ferroviário nacional, são ainda muitas as perguntas sem resposta.

Para ajudar a perceber como tudo poderá acontecer, as expectativas dos potenciais operadores privados e o novo contexto que poderá resultar da abertura do mercado, o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junta à mesma Mesa Redonda o presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), João Carvalho, e dirigentes dos grupos Arriva e Transdev, José Pires da Fonseca e Rui Silva, respectivamente.

O grupo Arriva, recorde-se. já por mais de uma vez foi notícia a propósito da sua intenção de lançar um serviço entre o Porto e a Galiza O grupo Transdev ainda não foi tão taxatixo, mas já afirmou a sua disponibilidade e interesse em analisar possíveis oportunidades de negócio. Ambos têm larga experiência na exploração de serviços ferroviários de passageiros noutras paragens.

Mas como se poderá fazer, na prática, a entrada de novos players no mercado? Em que linhas/serviços? Com que oferta? Com que modelo de negócio? Pires da Fonseca e Rui Silva darão as respostas possíveis.

A liberalização pressupõe concorrência, a entrada de novos players pressupõe o cumprimento de regras, e aí entra a AMT, enquanto entidade reguladora. João Carvalho dará conta como tudo terá de processar-se.

O debate será moderado por Manuel Tão, professor universitário,  especialista nas áreas dos  transportes e mobilidade, com um longo percurso de intervenção pública em defesa da aposta na ferrovia.

A sessão acontecerá já na próxima quinta-feira, diz 19, no hotel Crowne Plaza, no Porto, entre as 9 as 13h30.

Os interessados podem ainda obter mais informações e proceder à inscrição aqui.

O Seminário de Transporte Ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS tem o patrocínio da Arriva e o apoio da CPDL, Medway, Siemens e SPC,

 

Comments are closed.