Em Outubro, a frota mundial de navios porta-contentores cresceu mais de 200 mil TEU e a tendência deverá manter-se ao longo do próximo ano.
Pelo quinto mês consecutivo, em Outubro as entregas de novos navios porta-contentores superaram a fasquia dos 200 mil TEU, assinalou a Linerlytica.
No mesmo período, acrescenta a consultora, apenas foram retirados do mercado navios equivalentes a cerca de 22 mil TEU.
Resultado: com o mercado deprimido do lado da procura e a oferta a continuar a crescer, aumenta a pressão sobre os fretes no sentido da baixa. E a tendência deverá manter-se, na medida em que os principais players parecem decicidos a não perder, ou mesmo a ganhar, quota de mercado.
Na sua análise, a Linerlytica destaca o continuado crescimento da MSC, cada vez mais longe dos demais, mas também o recente “sinal de vida” da Maersk com o afretamento de uma dúzia de navios nas últimas duas semanas.
A consultora destaca também a disputa entre a ONBE e a Evergreen pelo sexto lugar do ranking mundial, que as está a aproximar da Hapag-Lloyd, de longe a companhia que menos capacidade nova tem encomendada.
E, de facto, olhando para os dados da Alphaliner, constata-se que, acrescentando a carteira de encomendas à capacidade em operação, a Maersk tem o seu segundo lugar em perigo para a CMA CGM, assim como a Hapag-Lloyd será ultrapassada pela ONE e pela Evergreen, com esta última a ascender ao quinto lugar.