O mercado mundial de transporte marítimo de contentores perdeu 24,6 milhões de TEU, entre 2020 e 2023, por efeitos da pandemia de Covid.
As contas são de Niels Rasmussen, analista da BIMCO, que as sustenta no abrandamento do crescimento do PIB no período da pandemia e no ainda maior abrandamento do transporte marítimo de contentores.
Entre 2020 e 2023, o mercado global de transporte marítimo de contentores cresceu apenas 1,5%, de 171 milhões de TEU para 173,5 milhões de TEU, quando, sem a pandemia, seria expectável que atingisse os 198,1 milhões de TEU. Daí a falta de 24,6 milhões de TEU.
Niels Rasmussen lembra que, ainda em Outubro de 2019 o FMI previu que a economia mundial cresceria a uma taxa média anual de 3,5% entre 2020 e 2023, em linha com a média de 3,4% dos anos anteriores.
Em vez disso, o crescimento verificado ficou-se pelos 2,6%.
Para agravar as coisas, durante a pandemia o mercado mundial de transporte marítimo de contentores cresceu apenas 0,4% ao ano, o que equivale a um multiplicar do PIB de apenas 0,14. Longe dos 1,06 verificados entre 2013 e 2019, sustenta o analista.
Tivesse-se mantido a o multiplicador do PIB, e o mercado de shipping de contentores teria crescido 2,7% ao ano e atingido mais 16,8 milhões de TEU.
Se a economia global tivesse crescido conforme previsto originalmente durante 2020-2023, e se o multiplicador do PIB correspondesse ao nível de 2013-2019, o mercado global de contentores em 2023 teria, então, sido 24,6 milhões de TEU superior, conclui Niels Rasmussen.