A partir de Março e até ao final do ano, o mercado mundial de transporte marítimo de contentores será inundado de novos navios, muitos dos quais ULCS, prevê a Linerlytica. Isto num momento em que a procura está a baixar.
Já para Março, a consultora antecipa a entrada no mercado de dezena e meia de novos porta-contentores. Desses, seis corresponderão a navios de +23 000 TEU de capacidade.
Ao longo do ano está prevista a entrega de 32 navios de +23 000 TEU, com a MSC a liderar e a receber 14, a ONE e a Hapag-Lloyd a dividirem uma dúzia e a OOCL a encaixar seis. Todos serão alinhados no Ásia – Europa.
Mas não só. A Linerlytica fala também na entrada no mercado de 67 neo-Panamaxes, com capacidades entre os 12 000 e os 16 000 TEU. Para Maio, avisa, está prevista a chegada de 11.
O aumento de capacidade disponível, num momento em que a procura dá sinais de arrefecimento, deverá pressionar os fretes em baixa, afastando-os cada vez mais dos máximos do passado recente e levando os operadores a reduzir a oferta com a supressão de rotações.
Também não serão de descartar alguns adiamentos nas entregas de navios, que todavia não terão impacto significativo no quadro geral.
Ainda de acordo com a Linerlytica, nos últimos dias foram encomendados mais 21 navios, com uma capacidade agregada de 261 000 GTEU.
De acordo com a Alphaliner, a carteira de encomendas de porta-contentores atinge os 7,7 milhões de TEU, o equivalente a cerca de 30% da frota actual.