A Mercadona investiu 290 milhões de euros num novo bloco logístico. Localizado em Almeirim, é o maior da cadeia de supermercados na Península Ibérica.
Inaugurado na passada sexta-feira, o novo bloco logístico da Mercadona em Almeirim junta-se ao existente na Póvoa de Varzim, desde 2019, no abastecimento às 63 lojas em território nacional de uma rede em contínua expansão.
As novas instalações começaram a ser construídos em 2022, num terreno com uma área total de 44 hectares. A área construída é de cerca de 120 mil m2, integrando por um armazém de frio de 49 mil m2, um de secos de 50 mil m2, um edifício de serviços gerais e escritórios e uma oficina de lojas.
Na construção participaram mais de 700 empresas nacionais. A operação do novo bloco logístico permitiu criar 630 postos de trabalho – o que implicou um dispêndio de 7,2 milhões de euros em formação, segundo a cadeia espanhola.
A Mercadona abriu o seu primeiro supermercado português em 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Desde então investiu 1 095 milhões de euros em Portugal e criou sete mil postos de trabalho, reclama.
“O projecto de internacionalização em Portugal permitiu à Mercadona conhecer novos produtores nacionais e integrá-los na sua rede de fornecedores aos quais comprou mais de 4 550 milhões de euros desde 2019”, acrescenta o comunicado emitido a propósito da inauguração.
À escala ibérica, a Mercadona dispõe de uma rede logística composta por 17 blocos logísticos, 2 armazéns satélites, 2 armazéns reguladores e 1 armazém de material, aos quais se somam 6 ‘colmeias’ (armazéns exclusivos de venda online em Espanha), num total de 1,4 milhões de metros quadrados, onde emprega mais de 13 mil pessoas e a partir de onde abastece os mais de 1 665 supermercados da empresa.