A Mecadona já está a construir em Almeirim aquele que será o seu maior bloco logístico na Penínsila Ibérica, num investimento de 225 milhões de euros.
A “primeira pedra” só hoje foi lançada, com a presença do ministro da Economia, mas no terreno já estão mais de 25 empresas portuguesas a trabalhar, para que o novo bloco logístico da Mercadona esteja operacional durante o próximo ano.
Implantado num terreno com uma área total de 44 hectares, o novo bloco logístico terá uma área de construção total de cerca de 120 000 m2, contando com um armazém de frio de 47 000 m2, um armazém de secos com 50 000 m2 e edifícios destinados a serviços gerais e escritórios, segundo a empresa.
O investimento de 225 milhões de euros corresponde ao gigantismo do projecto e, também, às preocupações ambientais. Cerca de 6,5 milhões de euros serão aplicados na instalação de 15 mil painéis solares, que garantirão 25% das necessidades energéticas do complexo.
O de Almeirim será o segundo bloco logístico da Mercadona em Portugal, depois do da Póvoa de Varzim, inaugurado em 2019, entretanto ampliado para 100 mil metros quadrados, e onde já foram investidos 84,5 milhões de euros. ´Na Póvoa de Varzim trabalham 350 pessoas, para Almeirim anunciam-se 500.
A Mercadona, rede de supermercados de origem espanhola, chegou a Portugal em 2019 e conta actualmente com 39 lojas, prevendo abrir mais uma dezena no ano corrente.
A nível ibérico, a rede logística é formada por 16 blocos logísticos, dois armazéns satélites e dois armazéns reguladores, que garantem o abastecimento às mais de 1 600 lojas próprias.
“Estamos a assinalar, hoje, um dos maiores marcos do projecto Mercadona em Portugal, não só porque se trata do investimento mais relevante, mas também porque reafirma o compromisso da empresa com o país. Além do importante impacto económico que terá em Almeirim e em todo o Ribatejo, este bloco logístico tornará a cadeia de abastecimento da Mercadona mais eficiente e oferecerá um melhor serviço à nossa rede de lojas em Portugal”, sublinhou Carlos Lopes, director de logística, no decorrer da cerimónia.