O transporte de mercadorias em Portugal cresceu no terceiro trimestre em todos os modos, por terra, mar e ar, de acordo com os dados do INE.
O transporte ferroviário de mercadorias, medido em toneladas, cresceu 16,5% em termos homólogos e atingiu os 2,5 milhões de toneladas. Um comportamento positivo mas que ficou aquém do registado no segundo trimestre, quando o ganho homólogo atingiu os 24%.
Em termos de toneladas-km, os operadores ferroviários produziram 794 mil milhões no terceiro trimestre, o que significou um ganho de 10,4% (18,9% no segundo trimestre).
Ainda em terra, mas no rodovia, o transporte de mercadorias cresceu 0,2%, face ao terceiro trimestre de 2020, atingindo os 35,5 milhões de toneladas. A quase estagnação contrasta com o salto de 38,8% no segundo trimestre.
O transporte nacional decaiu 1,9%, mas representou ainda 30 milhões de toneladas movimentadas, enquanto o transporte internacional subiu 14,7% mas representou apenas cinco milhões de toneladas. Sem surpresa, o tráfego internacional domina nas toneladas-km.
Por ar, os aeroportos nacionais contaram 49 356 toneladas movimentadas no terceiro trimestre, o que representou uma melhoria de 52,5%, depois do ganho de 108,3% verificado já no segundo trimestre.
As mercadorias desembarcadas cresceram 45,7% para 23,4 mil toneladas, ao passo que as cargas embarcadas subiram 59,2% até às 25,9 mil toneladas.
Por mar, e tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS já noticiou, os portos nacionais atingiram os 20,8 milhões de toneladas, um ganho homólogo de 0,7%.