A Infraestruturas de Portugal (IP) propõe-se investir 32 milhões de euros na Linha de Leixões, no aumento da capacidade de trafego de mercadorias.
O concurso para a “Empreitada Linha de Leixões – Modernização – Execução” foi lançado no final de Junho. O prazo para a entrega de propostas decorre até 16 de Agosto próximo. 730 dias é o prazo previsto para a realização dos trabalhos.
A IP propõe-se aumentar o comprimento das linhas de resguardo nas estações de Contumil e de São Mamede de Infesta, para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros.
Prevista está também a “reformulação dos feixes de recepção/expedição do Terminal de Leixões”, dotando o terminal com linhas capazes de receber comboios de 750 metros.
A construção de uma nova ponte sobre o rio Leça, com seis linhas de comboio (em vez das duas da actual, que será demolida) e a eliminação de cinco atravessamentos da linha estão também no caderno de encargos.
O investimento de 32 milhões de euros (co-financiado pela UE) deverá ser repartido entre 2025 (quatro milhões de euros), 2026 (16,8 milhões) e 2027 (11,2 milhões).
Esta modernização da Linha de Leixões prende-se exclusivamente com o tráfego de mercadorias de/para o porto nortenho, nada tendo a ver com a anunciada retoma do tráfego de passageiros (numa primeira fase, até Leça do Balio).
É muita incompetência por parte do porto Leixões ter perdido 15 anos em estudos de ampliação dos seus 2 terminais de contentores e ainda NÃO ter chegado acordo com concessionário Yilport ! Perde a economia do Porto, do Norte e de Portugal !!!