O Mercedes Actros foi eleito “Camião do Ano 2020” na Europa. O anúncio foi feito no Salão Solutrans, em Lyon (França).

O modelo alemão recebeu 121 votos do júri do Camião do Ano, composto por 24 jornalistas europeus da especialidade em representação de outros tantos países (Portugal incluído). O Actros teve como principais rivais na votação o recente Iveco S-Way e o Volvo FH I-Save.

Os membros do júri do “International Truck of the Year” (ITOTY, na sigla em inglês) valorizaram o novo sistema Active Drive Assist que, em determinadas condições operacionais, pode assumir a orientação longitudinal e lateral do camião, permitindo, assim, uma condução parcialmente autónoma em todas as faixas de velocidade.

Os jornalistas elogiaram também as funções alargadas do novo sistema de Predictive Powertrain Control (PPC) do Actros e o Multimedia Cockpit totalmente digital, que substitui o painel de instrumentos convencional. O PPC,
em concreto, agora também pode ser usado em estradas sinuosas, economizando combustível e reduzindo o trabalho do motorista.

“Com o lançamento do novo Actros, a Mercedes-Benz trouxe um camião altamente moderno para as nossas estradas, que facilita o caminho para alcançar a condução autónoma no futuro”, afirmou, na cerimónia de entrega do galardão, o presidente do júri internacional, Gianenrico Griffini.

O responsável de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks, Uwe Baake, estava, naturalmente, satisfeito com a distinção do modelo da marca. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por o júri do ITOTY ter reconhecido os nossos esforços dos últimos anos e meses com esta distinção. Agradeço em nome da companhia e de toda a equipa. Isso irá incentivar-nos a continuar a dar tudo e a atingir os mais elevados padrões de desenvolvimento para nossos camiões, especialmente quando se trata de temas orientados para o futuro, como a mobilidade eléctrica, a condução autónoma e a digitalização no nosso sector, afirmou.

Comments are closed.