As vendas de camiões cresceram 30% em Julho, com a Mercedes-Benz a liderar e a aproximar-se da Volvo, número um no mercado nacional nos primeiros sete meses de 2023.
Em Julho, forma matriculados 500 camiões, de acordo com a ACAP, elevando o acumulado do ano para 3 531 veículos, num crescimento homólogo de 47%.
Em Julho, a Mercedes-Benz foi a marca mais vendida, com 101 matrículas (+80% em termos homólogos), seguida da MAN e da Volvo, ambas cm 77 registos, sendo que a marca alemã cresceu 305% e a sueca caiu 12,5%.
Além da MAN, e da Mercedes-Benz, destacaram-se a crescer a DAF (+217%, para 57 matrículas), a Iveco (+106%, 35), a Isuzu (+100%, 4) e a Scania (+92%, 50).
No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a Volvo ainda lidera, com 570 matrículas (+11%), mas tem a Mercedes-Benz mais perto, com 562 registos (+52%). A Scania é terceira com 491 (+73%), à frente da MAN, que se destaca com um ganho homólogo de 283% (para 456 matrículas).
Iveco (345 vendas; +58%), Renault Trucks (343; +46%), Ford (281; -6%), DAF (247; +34%) e Fuso (127; +21%) completam o ranking das principais marcas, divulgado pela ACAP.
Zhong Tong lidera nos autocarros
Mesmo sem ter matriculado qualquer autocarro em Julho, a chinesa Zhong Tong continua a liderar o mercado nacional, com 105 matrículas, com a particularidade de serem todos veículos eléctricos.
Em Julho, foram matriculados em Portugal 89 autocarros (-53% em termos homólogos). Nos primeiros sete meses do ano contaram-se 469 (-57%).
A Isuzu liderou o mercado no último mês, com 25 matrículas, à frente da Caetano (24) e da Iveco (12).
No balanço de 2023, a Iveco ainda é segunda com 75 autocarros (a perder 79%) e a Mercedes-Benz terceira com 64 (-87%).
A crescer estão a MAN (2% e 59 autocarros), a Caetano (125% e 45%), a Isuzu (1350% e 29) e a Irizar (213% e 25).