Em 2022, o mercado nacional de autocarros mais do que duplicou. A Mercedes-Benz quadruplicou as vendas e atingiu os 55% de quota.
Muito por culpa do início de operação de várias concessões de transporte de passageiros, desde logo, com natural destaque para o arranque da Carris Metropolitana, as vendas de autocarros em Portugal cresceram 139,8% no ano passado, de 596 unidades em 2021 para 1 405 em 2022.
A Mercedes-Benz, tradicionalmente um dos principais players do mercado, aproveitou a oportunidade e garantiu mais de metade do total de matrículas: foram 778, num crescimento homólogo de 311,6%. Um resultado que lhe garantiu a liderança folgada do mercado, com uma quota de 55,4%!
Mas não foi a única. A Iveco multiplicou quase 12 vezes as suas vendas de 2021 e subiu ao segundo lugar do pódio de 2022, com 380 autocarros matriculados. À distância, a Volvo foi terceira, com 93 registos, a crescer 365%.
Já a MAN, que nos últimos anos liderou o mercado nacional, não conseguiu tirar partido do contexto e afundou 65%, para 59 viaturas. E a Scania caiu 85,7%, de 105 para 15 matrículas.
O maior crescimento do ano, em termos relativos, foi conseguido pela Caetano, que matriculou 45 autocarros, contra apenas três no ano anterior.
Se o ano foi excepcional, em Dezembro já se verificou uma quebra de 81,6%, com apenas 21 autocarros matriculados, como que a querer prenunciar que 2023 já será um ano normal. Ainda que deva entretanto arrancar a operação da rede da Área Metropolitana do Porto.