A Mercedes-Benz Portugal anunciou os preços para os modelos 100% eléctricos eVito Tourer e EQV, que já podem ser encomendados.
Com o lançamento no mercado nacional da eVito Tourer e do EQV, assim como da eVito Furgão e eSprinter Furgão em 2020, a Mercedes-Benz Vans inicia a sua estratégia de lançamento de veículos sem emissões de gases locais nos segmentos dos furgões médios e de grandes dimensões.
eVito Tourer e EQV têm arranque de produção, na fábrica de Vitória (Espanha), previsto este último trimestre, com as primeiras entregas nacionais previstas para Novembro próximo.
À semelhança das versões a combustão Vito e Classe V, as propostas têm semelhanças, mas a primeira é mais de trabalho e a segunda remete mais para o ADN premium da casa da estrela.
A eVito Tourer tem lotação de nove lugares e o EQV fica-se por oito lugares para permitir mais desafogo e o já referido ambiente mais premium. Um dos exemplos disso é o facto de o EQV incluir o assistente virtual MBUX (semelhante à Siri da Apple ou ao Google Assistant) e o menu EQ (esta é a “marca” de eléctricos da Mercedes e o EQV o seu segundo representante).
Isto não significa, porém, que não haja tecnologia na eVito Tourer, como sejam o aquecimento do banco do condutor e vários sistemas de assistência e de segurança, como o Active Brake Assist, Attention Assist, Luzes de Circulação Automáticas ou o Cruise Control. O EQV, porém, além do já referido MBUX, adiciona-lhe outros “mimos” de topo de gama, como seja o ar condicionado independente na traseira, assistente de estacionamento, assistente de faixa de rodagem e, entre outros, informações de trânsito.
Autonomias até 358 km
Mercedes eVito Tourer e EQV têm cadeia cinemática eléctrica (eATS), que transmite força motriz às rodas dianteiras com uma potência de até 150 kW (204 cv). A energia eléctrica é armazenada numa bateria de iões de lítio na secção inferior do piso do veículo, cuja profundidade e posicionamento central traduz-se num efeito positivo na estabilidade de condução.
Estão disponível em duas variantes de carroçaria, com comprimento Standard (5 140 mm) e Longo (5 370 mm). Em qualquer dos casos, como as baterias estão sob o piso, o espaço é igual à das variantes com motor térmico. A bateria tem uma capacidade de armazenamento útil de 90 kWh e permite, nas versões para o mercado português, uma autonomia eléctrica combinada de 358 km na eVito Tourer e de 349 km no EQV com uma velocidade máxima de 140 km/h (160 km/h em opção). O consumo anunciado pela marca é de 27,9 kWh/100 km e de 28,6 kWh/100 km, respectivamente para eVito Tourer e EQV.
O carregamento é realizado através da tomada de carregamento CCS. Quanto a tempos de carregamento, com wallbox ou num posto de carregamento público (carregamento em corrente alternada, potência máxima de 11 kW) é inferior a 10 horas para carregar a 100%. A tomada também permite carregar a eVito Tourer com corrente contínua (CC), pelo que o carregamento de 110 kW (disponível de série no EQV e em opção na eVito Tourer, sendo que os postos rápidos da rede pública portuguesa Mobi.E são, para já, de 50 kW), permite carregar a bateria de 10% até 80% em aproximadamente 45 minutos. Num carregamento de 50 kW (a variante que é oferecida de série na eVito Tourer e que é a potência dos carregadores rápidas da Mobi.E), leva a carga da bateria de 10% até 80% demora 1h20.
Diferencial pouco acima de 5 000 euros
Quanto a preços, a eVito Tourer começa nos 58 600 euros (mais IVA) e o EQV nos 63 900 euros (mais IVA). Ambos os modelos têm contrato de manutenção programada incluído, válido durante quatro anos ou quatro serviços (o que ocorrer primeiro).
Os dois modelos podem beneficiar da fiscalidade portuguesa para veículos 100% eléctricos, destacando-se a isenção de alguns impostos a que estão sujeitas as viaturas com motor de combustão interna, nomeadamente ISV, IUC, e tributação autónoma (no caso de pessoas colectivas ou singulares da categoria B com contabilidade organizada).