A Mercedes-Benz vai fornecer mil eActros 600 ao grupo cimenteiro suíço Holcim. É a maior encomenda até à data.
O eActros 600 foi apresentado ao mundo em Outubro do ano passado e só deverá começar a ser produzido em série no final do ano corrente, mas parece já bem lançado em termos de encomendas.
O acordo firmado entre a Mercedes-Benz e a Holcim prevê o fornecimento de mil cabeças tractoras, a maioria das quais será aplicada no transporte de cimento a granel em reboques cisternas.
Para a Holcim, encomenda inscreve-se no seu objectivo de atingir uma quota de 30% de compras ou contratação de camiões pesados com emissões zero até 2030, segundo o director para a Europa da companhia.
Os eActros prometem uma autonomia de 500 quilómetros e um tempo de recarga suficientemente rápido para permitir a realização de mil quilómetros num único dia.
Para o final do ano, quando do arranque da produção em série, a gama será completada com veículos rígidos. Uma primeira mini-série de 50 unidades está a ser produzida para ser testada em condições reais por clientes.