A partir do próximo dia 25, um novo comboio de mercadorias ligará semanalmente Lisboa a Madrid com passagem pelo Centro Logístico San Lázaro, em Mérida.

centro-logistico-san-lazaro-merida

O novo serviço constituirá, na prática, a extensão até Madrid de uma das três ligações semanais que já hoje unem a capital portuguesa ao Centro Logístico San Lázaro, explorado pela sociedade Desarollo Logistico Extremeño, participada pela portuguesa ALB.

A ligação será assegurada pela Railsider Mediterráneo (uma parceria a 50-50 entre o Grupo Algeposa e a Renfe Mercancias) e comercializada em parceria com a gestora da plataforma de Mérida.

No imediato haverá um comboio semanal, mas o objectivo é chegar ao final do ano com três comboios/semana e passar a ligações diárias algures em 2016.

Com a extensão a Madrid, os responsáveis pelo Centro Logístico de Mérida pretendem criar alternativas para o escoamento das mercadorias produzidas na Estremadura. Em 2014, foram encaminhados para Lisboa uns 5 000 contentores. Com Madrid, poder-se-á chegar aos 10-12 mil, estimam.

Actualmente, a Desarrollo Logístico Extremeño disponibiliza três comboios/semana entre Mérida e Lisboa e outros dois entre Mérida e Huelva (Andaluzia).

Tags:

Comments are closed.