O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) deverá custar menos 6,5 milhões do que inicialmente previsto, no que toca ao investimento da Metro do Mondego.
A poupança foi conseguida na compra e manutenção dos autocarros que assegurarão a operação do SMM do Mondego, que compensou, com vantagem, o aumento dos custos previstos com a construção do Parque de Material e Oficinas.
Em termos globais, passou-se de um investimento de 68,1 milhões de euros para 61,5 milhões de euros, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República, que realoca e reprograma as despesas autorizadas em Maio do ano passado.
Na prática, a compra dos 40 autocarros, respectivos sistemas de manutenção e manutenção – um concurso ganho pelos chineses da ZT Bus – custarão menos cerca de dez milhões de euros que o inicialmente previsto ( 49,9 milhões de euros, contra 59,8 milhões).
Ao invés, o Parque de Material e Oficinas. com um custo estimado inicialmente em 8,2 milhões de euros, deverá agora ser de 11,5 milhões de euros.
O investimento no material circulante e no Parque de Material e Oficinas, a ser realizado até 2025, será co-financiado até 85% com fundos europeus.
Já a despesa de manutenção, a ocorrer até 2039, será suportado pelo orçamento da Metro Mondego.
Além da Metro Mondego, a Infraestruturas de Portugal tem previsto investir 85 milhões de euros no SMM.