O Metro do Mondego só deverá começar a operar no final de 2024, no troço suburbano, e no fim de 2025 nos troços urbanos, meio ano e um ano mais tarde que o ainda recentemente previsto.
Os novos atrasos no Metro do Mondego foram anunciados pela vereadora com o pelouro dos Transportes na Câmara Municipal de Coimbra. Em reunião do Executivo, Ana Bastos, citada pela “Lusa”, afirmou que o arranque da operação do Sistema de Mobilidade do Mondego entre Serpins (Lousã) e o Largo da Portagem (Coimbra) será “no final do segundo semestre de 2024”.
Já os trechos urbanos em Coimbra “deverão entrar ao serviço até final de 2025”, acrescentou. “As obras do Sistema de Mobilidade do Mondego continuam a bom ritmo, embora com algum atraso assumido”, notou.
Na sua intervenção, a vereadora deu ainda nota de que o fim da ligação ferroviária entre Coimbra-A e Coimbra-B irá acontecer em Julho de 2024, quando estava previsto ocorrer no início desse mesmo ano. A empreitada associada a esse trecho deverá arrancar nessa altura e terminar no Verão de 2025, acrescentou.
Ainda segundo Ana Bastos, a obra do trecho suburbano do Metro do Mondeglo “está, em termos de infra-estrutura, praticamente concluída, em fase de pavimentação, estando já em curso as obras dos sistemas técnicos e telemática, colocação dos dispositivos de segurança e abrigos”. Para Novembro, mantém-se a previsão de se receber o primeiro autocarro que irá integrar o SMM, referiu.
“Está previsto o arranque dos testes aos diferentes sistemas de apoio [no trecho suburbano] já em Maio/Junho de 2024”, notou.
Para Ana Bastos, a Linha do Hospital, que irá servir o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, é a obra “que reúne maior imprevisibilidade, derivado da complexidade do trecho urbano”.
“Importa ter presente que é o primeiro BRT a ser implementado em Portugal, não havendo experiência de obra e em particular da operação dos sistemas técnicos e telemática. Por isso, a fase de testes, a ser levada a cabo no trecho suburbano, prevista para o Verão do próximo ano, será decisiva na avaliação do risco de derrapagem temporal”, salientou a vereadora.
Tornou-se Vulgar que as obras ferroviarias portuguesas atrasem no minimo 7 anos nos desgovernos sucessivos do PS de Sócrates e Costa & Medina, gente que envergonha Portugal …
Como a linha da Beira Alta, as 2 ligações até às fronteiras com Espanha, as ligacoes aos portos de Leixões, Aveiro, Lisboa e Sines , Vergonhas !!…
… rápido, contratem rápidamente, este «tren-génio» para o planeamento central das obras da I.P. mas gostava de saber onde estava, ele luís pereira, quando o prof. cavaco deu inicio ao encerramento de linhas ferreas.
por favor, alguem explica a este «tren-génio» que os portos nacionais que ele diz não terem ligações ferroviárias, de facto já as têm à bastantes anos. provávelmente anda “distraído” ou é militante do escárnio e mal-dizer gratuito.
continua a ser preciso avisar a malta abraço do zé do malho