A Metro do Porto prepara para amanhã, sexta-feira, o lançamento de quatro novas linhas para expansão da rede.
A Metro do Porto vai anunciar amanhã, em Gondomar, o lançamento do concurso público onternacional para a execução de ante-projectos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas, segundo um documento a que a “Lusa” teve acesso.
De acordo com o documento, em causa estão as linhas Gondomar II (Dragão – Souto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar).
No passado dia 28 de Setembro, a “Lusa” noticiou que a expansão do Metro do Porto para Gondomar e o metrobus para a Trofa avançarão em 2024, com 259 milhões de euros de fundos europeus, segundo o Plano de Avisos do Portugal 2030 divulgado naquele dia.
O Plano Anual de Avisos do programa de fundos europeus Portugal 2030 aponta que os avisos a serem lançados nos próximos 12 meses incluem o aviso para a “extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI – Paradela e Dragão – Souto) e material circulante”, que deverá ser lançado entre Maio e Agosto de 2024.
Segundo a ficha resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão da União Europeia para os investimentos, um valor que pode corresponder a um máximo de 85% do total, não sendo ainda conhecido o valor da comparticipação nacional.
Em causa estão as extensões do Metro do Porto a Gondomar (Souto) através do Estádio do Dragão, servindo os bairros portuenses do Lagarteiro e Cerco e a freguesia gondomarense de Valbom.
Já a extensão à Trofa, há muito reivindicada desde a retirada dos carris do comboio no início do século, com a promessa da construção da rede do Metro do Porto, será feita parcialmente em BRT (Bus Rapid Transit, vulgo metrobus) até Paradela, na Trofa.
O investimento insere-se no Sustentável 2030 – Programa Temático para a Acção Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.
A expansão da rede do Metro do Porto remete ao protocolo de Gondomar, assinado em Fevereiro de 2020 pelos autarcas cujos municípios beneficiarão do alargamento da rede.
Actualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d’Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de metrobus entre a Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona, na fronteira entre o Porto e Matosinhos), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.
O sonho dos portugueses com a “Mota à cabeça” de construir a linha de AV 100 % lusitana deve ter ficada 100 % espanhola com adjudicação destas obras no Porto, incluindo a ponte Ferreirinha ! …