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Metro do Porto e STCP testam pagamentos contactless

por T&N
22/07/2021
em Mobilidade, TECNOLOGIA
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A partir de hoje, já é possível pagar viagens no Metro do Porto e na SCTP usando cartões ou dispositivos contactless.

O projecto-piloto – que coloca o Porto a par de  cidades europeias como Madrid ou Londres – arranca na Linha Violeta do Metro do Porto, que serve o aeroporto Sá Carneiro, e a linha 500 da STCP, entre a Praça da Liberdade, no Porto, e o Mercado de Matosinhos.

 

“Os utentes vão poder pagar a sua viagem tocando simplesmente com o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento contactless nos validadores com o símbolo. Isto significa que não é necessário ter dinheiro em numerário, esperar nas filas para adquirir títulos de transporte ou perder tempo a descobrir onde comprar”, indicou a Visa em comunicado.

A tecnologia contactless permite fazer pagamentos sem ter de introduzir PIN. Para o efeito, basta aproximar o cartão ou outro dispositivo com esta tecnologia, como telemóvel ou relógio.

Gerido pelo TIP – Transportes Intermodais do Porto, o sistema Andante de bilhética intermodal da Área Metropolitana do Porto pode ser utilizado quer ande de autocarro, metro ou comboio.

Cada viagem no Metro do Porto custa dois euros e é válida por 1h15, independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens abrangidas. Na STCP, cada viagem tem também o valor de dois euros e é válida num único sentido entre duas quaisquer paragens da linha 500, não permitindo transbordos.

Tanto no Metro do Porto como na STCP aplica-se a melhor política tarifária, sendo assegurado ao cliente que nunca vai pagar mais do que sete euros (título diário), independentemente do número de viagens que faça ao longo do dia.

De acordo com a Visa, um estudo de mercado recente da C Space, empresa líder mundial em pagamentos digitais, demonstra que 44% dos utilizadores dos transportes públicos acreditam que utilizariam mais frequentemente este meio de transporte se os pagamentos contactless estivessem disponíveis, sendo que, destes, 60% esperam que, no futuro, esta tecnologia esteja disponível.

“Ao trabalhar com o TIP e os nossos parceiros neste projecto-piloto, a Visa ajudou a implementar um sistema de pagamento contactless que marca o início de uma experiência de viagem diferente nos transportes públicos: mais simples, rápido, seguro e conveniente para as pessoas que visitam, trabalham e vivem no Grande Porto”, observa Gonçalo Santos Lopes, responsável da Visa em Portugal, citado em comunicado.

Além disso, acrescentou aquele responsável, a oportunidade de utilizar pagamentos contactless no transporte público contribui para a criação de uma região mais eficiente e sustentável.

Também Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração do TIP e da Metro do Porto, considera que a disponibilização desta solução no Porto, embora tratando-se de uma projecto-piloto, é “um importante passo em frente em termos de inovação e desmaterialização da bilhética”.

“É mais um avanço do sistema Andante, depois de termos introduzido a aplicação móvel ANDA, em 2018, que nos permite prescindir cada vez mais dos suportes em papel e em plástico, com todas as vantagens que daí decorrem para a sustentabilidade ambiental”, assinala Tiago Braga, citado em comunicado.

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