A extensão da Linha Amarela do Metro do Porto, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, será inaugurada depois de amanhã, sexta-feira, pelos ministros das Infraestruturas e do Ambiente.
Com uma extensão de mais de três quilómetros, a empreitada da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto até Vila d’Este arrancou em 2021 e incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão (estação subterrânea), um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).
Os custos totais da obra ascendem aos 206,4 milhões de euros, segundo o anterior Governo.
Em Santo Ovídio, a actual estação da Linha Amarela terá ainda ligação pedonal à futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio – Casa da Música, no Porto) e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, também em Santo Ovídio, cuja rotunda deverá ser transformada numa praça.
Actualmente, a Metro do Porto tem seis linhas em operação e três em construção: a Linha Rubi, a Linha Rosa (entre a estação de São Bento e a Casa da Música, em fase de conclusão) e o Metrobus (em fase de conclusão entre a Casa da Música e a Praça do Império, e em concurso para a segunda fase, até à Praça Cidade do Salvador (rotunda da Anémona), no limite de Matosinhos.