Em 2023, a Metro do Porto disporá de mais 18 veículos, para responder ao aumento da rede (mais 5,6 km) e da procura (mais dez milhões de passageiros/ano). O concurso foi lançado sexta-feira.

Metro do Porto lançou concurso para 18 veículos

29 de Abril de 2019 é a data limite para os interessados apresentarem as suas propostas para o fornecimento de 18 veículos à Metro do Porto. O valor de referência é de 56,1 milhões de euros e inclui as composições propriamente ditas e a sua manutenção durante cinco anos.

A Metro do Porto pretende que os novos veículos possam circular em todas as linhas da rede (urbanas e “suburbanas”) e sejam capazes de transportar pelo menos 240 passageiros (60 sentados) a uma velocidade máxima de 80 km/hora ou mais.

Se tudo correr como previsto, o vencedor será decidido e o contrato assinado ainda em 2019, de modo a que o fabricante tenha dois anos, dois ano e meio para produzir e entregar os veículos, à razão de um por mês, entre 2021 e 2023.

Por essa altura, 2023, estarão concluídos os trabalhos de expansão da rede do Metro do Porto (com uma nova linha e extensão de outra), com mais 5,6 quilómetros e sete estações, que deverão aportar para o sistema mais dez milhões de passageiros/ano.

Com os novos 18 veículos, a frota da Metro do Porto subirá para 120 unidades,

Comments are closed.