A Metro do Porto adjudicou a realização dos projectos e EIA de quatro novas linhas, que em alguns casos combinarão o metro com o metrobus.
As quatro novas linhas – que ligarão a Gondomar, Maia, São Mamede e Trofa – acrescentarão perto de 40 quilómetros à rede da Metro do Porto, e representarão um investimento de mais de mil milhões de euros, a ser concretizado até 2030.
A linha ISMAI – Muro – Trofa (ISMAI/Paradela) terá 10,22 quilómetros de extensão e compreenderá sete estações (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela). Parte do trajecto (entre o ISMAI e Muro) será em feito em metro e o restante em metrobus.
A linha Maia II (Roberto Frias – Aeroporto) estender-se-á por 10,22 quilómetros, com sete estações, no caso do metro, ou 14,3 qulómetros e 18 estações, na opção metrobus, e ligará o pólo universitário da Asprela, no Porto, ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Na linha de Gondomar II está prevista a construção de oito estações, entre o estádio do Dragão, no Porto, e o Souto, em Gondomar (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto) ao longo de 6,9 quilómetros.
A linha de São Mamede terá 6,55 quilómetros e contará oito estações, entre o estádio do Mar, em Matosinhos, e o IPO, no Porto (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).
Os projectos e EIA agora adjudicados implicam um investimento de 5,5 milhões de euros. Os prazos para a sua realização variam entre os oito e os 19 meses.