Os candidatos à construção da Linha do Rubi do Metro do Porto têm mais cerca de três semanas para apresentações das propostas.
O aviso da prorrogação do prazo do concurso para a construção da nova linha do Metro do Porto foi hoje publicado em Diário da República. A nova data limite é agora 10 de Agosto, ao invés do 17 de Julho inicialmente previsto.
À “Lusa”, fonte oficial da Metro do Porto justificou o dilatar do prazo como elevado número de pedidos de esclarecimento. O concurso foi lançado no passado 10 de Maio.
Resta saber se com este adiamento ainda será possível avançar com as obras em Novembro, como era pretensão do presidente da empresa. “A nossa intenção é começarmos as obras durante o quarto trimestre de 2023, durante o presente ano, sendo que nós estimamos que no início de Novembro tenhamos condições para iniciar as obras”, disse Tiago Braga aos jornalistas, no final da cerimónia de lançamento do concurso.
A Linha Rubi, a oitava da rede, ligará a estação da Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídeo, em Vila Nova de Gaia, cruzando o rio Douro numa nova ponte. O traçado contará oito estações, três à superfície e as restantes enterradas.
As obras deverão estar concluídas no primeiro semestre de 2026, por causa do financiamento do PRR. O investimento deverá rondar os 450 milhões de euros, 50% mais que o inicialmente previsto.