A construção da Linha Rubi, do Metro do Porto, custará cerca de 450 milhões de euros, mais 50% que o inicialmente previsto. O concurso será lançado esta semana.
O custo da Linha Rubi da rede do Metro do Porto, que ligará a Casa da Música, na Invicta, a Santo Ovídeo, em Vila Nova de Gaia, subiu cerca de 50%, face aos 299 milhões inicialmente previstos, anunciou o presidente da empresa.
“Estaremos a falar de uma empreitada, em números redondos, que rondará os 450 milhões de euros, tudo. O processo ‘chave na mão’, sem material circulante”, disse Tiago Braga aos jornalistas, no decurso de uma visita às obras da Linha Rosa do metro, junto ao Hospital de Santo António, no Porto.
O presidente da Metro do Porto justificou o aumento com o contexto de inflação e com os sobrecustos de medidas previstas na Declaração de Impacto Ambiental.
Os 299 milhões de euros inicialmente previstos seriam integralmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Já quanto aos sobrecustos, o ministro do Ambiente, presente também na visita, disse que avaliará “quais são as melhores condições para esses financiamentos: se é o PRR, se são empréstimos bonificados, se é valor do Fundo Ambiental ou do Orçamento do Estado”.
“Não nos passa pela cabeça que projectos com esta importância e com este impacto não sejam concluídos no tempo em que estão previstos e nós não procuraremos, obviamente, ajustar aos seus orçamentos àquilo que são, como aqui foi dito, impactos normais e naturais”, disse Duarte Cordeiro aos jornalistas.
O governante garantiu, no entanto, que os mecanismos para pagar os sobrecustos “estão assegurados, e há condições para que as obras todas se concretizem”.
A construção da Linha Rubi implicará a construção de uma nova ponte sobre o Douro, próxima da ponte da Arrábida, que tem motivado alguma polémica. Quanto a estações, estão previstas as da Casa da Música e Campo Alegre, no Porto, e as de Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida
Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídeo, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, do lado de V.N. Gaia.