Sábado, Setembro 23, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Metro do Porto: linhas Amarela e Rosa encarecem 104 milhões

por T&N
14/07/2023
em Mobilidade
0
Metro do Porto aumenta receitas e reduz perdas
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

As obras de expansão da Linha Amarela e da construção da Linha Rosa do Metro do Porto deverão custar 511 milhões de euros, e não os 407 milhões inicialmente previstos.

O novo valor está fixado na Resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em Diário da República, que reprograma os encargos plurianuais relativos àqueles investimentos do Metro do Porto.

A “situação excepcional nas cadeias de abastecimento e as circunstâncias resultantes da pandemia de COVID-19, da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia [que] provocaram aumentos abruptos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, com especial relevo no setor da construção” são os motivos invocados para justificar o aumento dos custos.

Assim, dos 407,7 milhões de euros decididos em Março de 2020 passa-se para 511 099 415,93 euros (+IVA).

Em causa está a construção da Linha Rosa, entre a Casa da Música e a estação de São Bento, no Porto, e a expansão da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este (que inclui a construção de um parque de material e oficina (PMO)), em Vila Nova de Gaia.

O valor de 511 milhões de euros agora fixado representa um agravamento de custos na casa dos 25%.

A expansão da Linha Amarela do Metro do Porto compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d’Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Já a Linha Rosa terá um percurso totalmente subterrâneo entre São Bento e a Casa da Música, incluindo as estações intermédias de Hospital Santo António e Galiza, bem como um ramal de ligação ao tronco comum.

A conclusão das obras da Linha Amarela está prevista para final de 2023 e as da Linha Rosa para final de 2024.

Notícias Relacionadas

Só dois querem a Linha Rubi do Metro do Porto
Mobilidade

Metro do Porto aumenta estacionamento na Linha Rubi

22/08/2023
Só dois querem a Linha Rubi do Metro do Porto
Mobilidade

Só dois querem a Linha Rubi do Metro do Porto

11/08/2023
Metrobus do Porto cresce e chega a Matosinhos
Mobilidade

Metro do Porto prolonga concurso do BRT

03/08/2023
A seguir
Robert Yildirim lidera “refundação” da Transitex

Robert Yildirim lidera "refundação" da Transitex

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Compra da Groundforce pela Menzies na  Concorrência

Governo prorroga licenças de handling nos aeroportos

21/09/2023
Barraqueiro investiu 52 milhões em autocarros eléctricos

Barraqueiro investiu 52 milhões em autocarros eléctricos

21/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist