A Metro do Porto prolongou por 21 dias o concurso para o fornecimento dos autocarros a hidrogénio (e respectivo sistema de abastecimento) para o futuro BRT.
O aviso de prorrogação do concurso foi hoje publicado em Diário da República, mas a Metro do Porto não justificou o adiamento. O concurso foi lançado no passado 6 de Julho e os interessados tinha 30 dias pra apresentar propostas.
Em causa está o “Fornecimento e Manutenção de Veículos BRT (Bus Rapid Transit), Projectos e Infra-estruturas de Produção de Hidrogénio Verde e de Energia Eléctrica de Fonte Renovável”. Ou seja, 12 autocarros a hidrogénio, mais o projecto, fornecimento e colocação em serviço da estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos BRT, com possível venda a terceiros, na estação de recolha da STCP na Areosa, e ainda as instalações de produção fotovoltaica de energia eléctrica de fonte renovável para o processo de produção de hidrogénio verde, nas recolhas da STCP da Areosa, Francos e Via Norte.
Este é o segundo concurso lançado pela Metro do Porto com o mesmo propósito, depois de o primeiro, que arrancou em Dezembro, ter sido invalidado por as cinco propostas candidatadas não terem sido consideradas válidas. O valor base do investimento está fixado em 27,48 milhões de euros.
Aquando do anterior concurso, previa-se a entrega do primeiro dos 12 autocarros no primeiro trimestre de 2024, com toda a frota a dever ser entregue atá 30 de Agosto do próximo ano.