A Metro do Porto vai receber 7,4 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar os estudos das quatro linhas de expansão da rede.
Em comunicado conjunto, o Ministério do Ambiente e Energia e o Ministério das Infraestruturas e Habitação anunciaram um apoio financeiro de quase 7,4 milhões de euros à Metro do Porto, para o desenvolvimento de estudos das novas linhas em Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa.
As novas linhas, que irão acrescentar 38 estações ao Metro do Porto e que correspondem a mais de 37 quilómetros, segundo o Executivo, deverão estar prontas até 2030.
São elas:
- A Linha da Trofa – Uma linha de Metro entre o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e o Muro, com cerca de 3,2 quilómetros e duas estações, e uma linha de BRT entre o Muro e a Paradela, com cerca de 7,3 quilómetros e cinco estações/paragens (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela);
- A Linha da Maia II – Uma linha de BRT ou Metro, entre Roberto Frias e o Aeroporto, com cerca de 14,3 quilómetros e 18 paragens, se for em BRT, ou 13,3 quilómetros e 16 estações, se for Metro (Os Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninho, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, HSJ II e Roberto Frias);
- A Linha de Gondomar – Uma linha de Metro entre o Estádio do Dragão e Souto, com cerca de 6,9 quilómetros e oito estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto);
- A Linha de São Mamede – Uma linha de Metro entre o IPO e o Estádio do Mar, com cerca de 6,6 quilómetros e oito estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).
Com a verba agora anunciada serão financiados, segundo o Governo, os estudos prévios, de incidência e de impacte ambiental, mas também os levantamentos topográficos, patrimoniais e diversas sondagens.