A Metro do Porto lançou hoje um novo concurso para a compra de 12 autocarros a hidrogénio para o BRT.
O primeiro concurso foi lançado em Dezembro passado, mas as cinco propostas candidatas acabaram eliminadas por não serem válidas, segundo fonte da Metro do Porto citada pela “Lusa”.
O anúncio do novo concurso foi hoje mesmo publicado em Diário da República e retoma os termos do primeiro. Desde logo, no que toca ao valor base, fixado nos 27,48 milhões de euros.
O objeto do contrato continua a ser o Fornecimento e Manutenção de Veículos BRT (Bus Rapid Transit), Projectos e Infra-estruturas de Produção de Hidrogénio Verde e de Energia Eléctrica de Fonte Renovável”.
Os autocarros que operarão o BRT do Porto (entre a Casa da Música e a Praça do Império e à Anémona, no limite com Matosinhos) deverão ter uma autonomia de 350 quilómetros (mais 50 em modo eléctrico) e uma lotação mínima de 130 lugares (dos quais, 35 sentados). A sua vida comercial útil deverá ser, no mínimo. de 16 anos.
O concurso engloba, também, o projecto, fornecimento e colocação em serviço da estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos BRT, com possível venda a terceiros, na estação de recolha da STCP na Areosa.
E ainda as instalações de produção fotovoltaica de energia eléctrica de fonte renovável para o processo de produção de hidrogénio verde, nas recolhas da STCP da Areosa, Francos e Via Norte.
O objectivo é produzir, através dos painéis fotovoltaicos localizados nas três estações de recolha, a média diária mínima de 350 kg de hidrogénio necessária para abastecer, na Areosa, os veículos BRT.
Os potenciais candidatos têm agora 30 dias para formalizar as suas propostas.
Aquando do anterior concurso, previa-se a entrega do primeiro dos 12 autocarros no primeiro trimestre de 2024, com toda a frota a dever ser entregue atá 30 de Agosto do próximo ano, Entretanto passaram seis meses.