No dia em que comemora oito anos sobre a inauguração oficial, o Metro do Porto promoveu a primeira viagem, só para convidados, da nova Linha Laranja, entre o Porto e Gondomar.

Serão mais sete quilómetros de via, entre a estação do Dragão, no Porto, e Fânzeres, em Gondomar. O percurso compreende dez estações e será percorrido em 18 minutos, com partidas a cada quarto de hora.

A inauguração oficial acontece hoje, por causa do aniversário do Metro, mas a operação comercial só arrancará 2 de Janeiro. Até lá proceder-se-á aos ajustes dos horários da nova linha com toda a rede.

Em oito anos de operação (que, na realidade, só se cumprem a 1 de Janeiro), o Metro do Porto contabiliza 275 milhões de passageiros, o equivalente a 197vezes a população da Área Metropolitana do Porto. A cada mês que passa, mais cinco milhões de pessoas se somam àquele valor.

A rede actual estende-se por cerca de 60 quilómetros, com 70 estações, nos municípios do Porto, V.N. Gaia, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e, agora, Gondomar.

Adiada continua a segunda fase da rede, prometida há anos, e que deveria praticamente duplicar a infra-estrutura actual.

Os comentários estão encerrados.