Segunda-feira, Maio 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Metro do Porto terá mais 22 veículos no final de 2027

por T&N
16/04/2025
em Mobilidade
0
Metro do Porto terá mais 22 veículos no final de 2027
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A chinesa CRRC deverá fornecer os 22 veículos encomendados pela Metro do Porto até ao final de 2027. Os primeiros seis chegarão ainda em 2026, a tempo do arranque da operação da Linha Rubi.

“Os veículos vão ser entregues todos até final de 2027, sendo que em 2026 têm que entregar seis veículos. São os veículos necessários para começar a operar a Linha Rubi [Casa da Música – Santo Ovídio, em construção]”, disse o presidente da Metro do Porto aos jornalistas, no final da cerimónia de assinatura do contrato com a CRRC Tangshan.

Presente no evento, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, pediu, no seu discurso, que o construtor assuma o “compromisso de em 2026 entregarem ao ritmo de três carruagens ao mês”.

“Nós já estamos fartos de não cumprir datas em Portugal. Nós temos que cumprir datas. Quem precisa deste serviço são os nossos concidadãos que estão lá fora”, vincou o governante.

Os novos veículos serão equipados com o sistema CBTC (Communication Based Train Control, ou Controlo de Comboio com Base em Comunicações, em português), que permitirão uma automatização da operação. “Tipicamente, os sistemas automáticos não são sistemas que são desenvolvidos à superfície. Na Linha Rubi será muito difícil nós chegarmos a ter um sistema automático”, admitiu o presidente da Metro do Porto.

Lertambém

Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

Rede de bicicletas Gira chegou às 24 freguesias de Lisboa

09/05/2025
Unir transportou 35 milhões de passageiros em 2024

Unir transportou 35 milhões de passageiros em 2024

09/05/2025

Porém, na Linha Rosa [Casa da Música – São Bento], totalmente subterrânea, “é possível, e será seguramente uma decisão que um dia a empresa vai tomar, de tornar essa linha totalmente automática”, acrescentou Tiago Braga.

“Se nós não déssemos este passo neste momento, não o conseguiríamos fazer nunca, a não ser substituindo totalmente os sistemas dos veículos. Já está feito, foi planeado”, referiu, estando “a planear o futuro a uma década”.

A CRRC Tangshan venceu o concurso da Metro do Porto para o fornecimento de 22 veículos (com opção para mais dez), num investimento de 69,5 milhões de euros. A decisão da adjudicação foi anunciada em Fevereiro passado. Esta foi a segunda encomenda ganha pelo construtor chinês.

Cada veículo poderá transportar 244 passageiros, 64 dos quais em lugares sentados.

Notícias Relacionadas

Governo "dá" mais 62 milhões para a expansão do Metro do Porto
Mobilidade

Governo “dá” mais 62 milhões para a expansão do Metro do Porto

24/04/2025
ViaPorto fica no Metro do Porto por mais três meses
Mobilidade

ViaPorto fica no Metro do Porto por mais três meses

25/03/2025
Metro do Porto terá mais 22 veículos no final de 2027
Mobilidade

Metro do Porto volta a escolher a CRRC

28/02/2025
A seguir
Sines perde serviço MedUSEC da MSC

MSC supera os 900 porta-contentores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Yilport e Captrain lançam comboio para a Liscont

Yilport e Captrain lançam comboio para a Liscont

12/05/2025
GLS Portugal lança serviço expresso para o UK

GLS Portugal lança serviço expresso para o UK

12/05/2025
AEP com empresas do setor agroalimentar na maior feira da América Latina

AEP com empresas do setor agroalimentar na maior feira da América Latina

12/05/2025
Transporte de carga vs Poluição atmosférica

Transporte de carga vs Poluição atmosférica

12/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados