A Metro do Porto pode avançar com o processo de compra de 22 composições, para servir as novas linhas e reforçar a oferta nas existentes. A Resolução do Conselho de Ministros foi hoje publicada em Diário da República.
O concurso a lançar pela Metro do Porto incluirá o fornecimento de 22 composições, com direito de opção para mais dez, e a manutenção dos equipamentos por um prazo de cinco anos.
O investimento previsto é de 74,2 milhões de euros para as 22 composições, e de 8,6 milhões de euros para a manutenção. A primeira despesa deverá realizar-se entre 2024 e 2026 e a segunda entre 2026 e 2031.
Ainda de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros, o investimento nas composições será co-financiado em pelo menos 34 milhões de euros por fundos europeus, com o restante a ser garantido, na prática, pelo Fundo Ambiental, num montante de 32 milhões de euros. A Metro do Porto assumirá, entre outros, os custos da manutenção.
A Metro do Porto tem em curso a construção da Linha Rosa (entre a Casa da Música e São Bento, no Porto) e a extensão da Linha Amarela (entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia) e adjudicou há dias a construção da Linha Rubi, entre a Casa da Música e Santo Ovídio.
A empresa está ainda a receber e a colocar ao serviço as 18 composições compradas à CRRC Tangshan em 2020, num investimento de 49,6 milhões de euros.