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Metro e Linha de Sintra ligados só no primeiro trimestre

por T&N
28/12/2015
em Mobilidade, Notícias
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A extensão da Linha do Metropolitano de Lisboa até à Reboleira, que permitirá o interface com a Linha de Sintra, prevista para o final deste ano, só ficará concluída no primeiro trimestre de 2016.

Linha de Sintra

Segundo anunciou à “Lusa” o gabinete de comunicação da Transportes de Lisboa (TL), está prevista “a conclusão dos trabalhos de prolongamento no início de 2016 e que a abertura da estação ocorra durante o primeiro trimestre de 2016”.

A assessoria do Metro informou, em Junho, que estavam a ser desenvolvidos esforços para “a abertura à exploração até ao final deste ano”, mas afinal o novo troço Amadora Este/Reboleira só entra ao serviço no próximo ano, até Março.

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O prolongamento a partir da estação Amadora-Este, em cerca de 579 metros, “insere-se na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra”, explicou a empresa que junta Metro, Carris e Transtejo.

A empreitada de acabamentos do novo troço, orçada em 8,795 milhões de euros, contempla as especialidades “de construção civil, baixa-tensão, telecomunicações, via-férrea, electromecânica e arranjos exteriores à superfície na zona adjacente à estação, na Rua das Industrias e no Parque Armando Romão”, acrescentou a TL.

No estudo de impacte ambiental do prolongamento à Reboleira, datado de 2007, previa-se a abertura à exploração em Agosto de 2010, no entanto problemas de financiamento levaram à suspensão dos trabalhos.

“O valor global do empreendimento é de cerca de 60 milhões de euros”, revelou a TL, contabilizando o investimento da primeira fase, que também está abrangido por financiamento comunitário de 42,5 milhões do Fundo de Coesão, para despesas de 2007 a 2015. A empreitada em curso beneficia de fundos europeus do POVT -Programa Operacional Temático de Valorização do Território, com uma taxa de cofinanciamento de 84,4%, ou seja de “cerca de 7,4 milhões de euros”.

A ligação do Metro aos comboios será coberta e, junto ao interface, serão criados dez terminais para autocarros, e mais quatro nas proximidades, adiantou em tempo o vereador da Mobilidade e Obras Municipais da Cãmara da Amadora, Gabriel Oliveira, estimando que a zona passe a ter “quase mil lugares de estacionamento”.

A Linha Azul do Metro passará a ter a extensão de 13,7 quilómetros, com 18 estações entre a Reboleira e Santa Apolónia (Lisboa), estimando-se que a ligação à linha ferroviária de Sintra gere uma procura “de cerca de quatro milhões de passageiros/ano”.

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