O futuro metro de superfície do Algarve, entre Olhão, Faro e Loulé, terá 38 km de extensão e beneficiará 185 mil pessoas, cerca de 40% da população da região, segundo um estudo preliminar.
“Este projecto é um projecto verdadeiramente estruturante da articulação entre três concelhos que sendo vizinhos estão na prática a uma enorme distância se não estiverem devidamente articulados”, disse o primeiro ministro, António Costa, em Olhão, na apresentação do projecto.
As tabelas preliminares de custos totais do projecto apontam números que podem ir até 300 milhões de euros, tanto a solução apoiada em veículos eléctricos, como a apoiada em veículos a hidrogénio. “Ajudamos, com este financiamento, a potenciar a base económica de toda a região”, disse o primeiro ministro, acrescentando que o investimento deverá ser feito ainda durante o período de programação de fundos estruturais que termina em 2030.
A futura linha irá passar por três estações ferroviárias (Parque das Cidades, Bom João e Olhão) e equipamentos e serviços “fundamentais” na região, como o Aeroporto Gago Coutinho (nove milhões de passageiros, cinco mil trabalhadores) e o pólo de Gambelas da Universidade do Algarve (5,3 mil estudantes).
De acordo com o estudo prévio, poderão ser feitas cerca de 40 mil viagens por dia, estando em estudo eventuais extensões da linha a Albufeira e à Fuzeta. “Sei bem que nem sempre é fácil os concelhos entenderem-se para trabalhar em conjunto, sobretudo num projecto que não serve especificamente qualquer deles mas que só faz total sentido servindo os três em conjunto”, concluiu António Costa.
Por seu lado, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve, José Apolinário, sublinhou que a cerimónia de apresentação significava o “pontapé de saída” de um projecto em que os algarvios têm a “ambição de fazer avançar” um plano “estruturante para a região”.
A CCDR do Algarve é a entidade que desenvolveu o estudo sobre metro ligeiro no eixo Loulé, Faro e Olhão, onde foram avaliadas cinco possibilidades de variantes de traçado, assim como diferentes opções tecnológicas.